Lisboa
27 Nov, Saturday
12° C
TOP

Viajar barato em Portugal

Se você é brasileiro de primeira viagem e nunca saiu do Brasil antes do intercâmbio, este é o seu lugar! Antes de ir para Portugal, o mais longe (do meu ponto de referência que era o Centro-Oeste) que eu tinha viajado era Santa Catarina.

Além disso, comecei a planejar minhas viagens apenas quando cheguei lá. Fiz isso pois não sabia exatamente como seria minha rotina, como me adaptaria e o quão puxadas seriam as aulas. Contudo, claramente, ninguém precisa esperar chegar lá pra comprar todas as passagens antecipadas e por menos dinheiros.

Passagem aérea

Essa dica é válida para viajar barato indepentendemente de você estar ou não em Portugal. O principal site de passagem que comecei a usar no intercâmbio e nunca mais abandonei é o Skyscanner, nele você cota o preço de passagens por diversas companhias, tipo um decolar.com melhorado. Apesar disso, ainda aconselho consultar os sites das próprias companhias.

Se você não tem ideia quais companhias são boas ou ruins, minha dica é: Ryanair. Está com dúvidas? Ryanair. Apesar de essa ser a indicação master, você também pode encontrar passagens baratas por outras companhias, como EasyJet e Vueling. Se os nomes são estranhos para você, não se preocupe, com um mês de intercâmbio em Portugal você se sentirá em casa e provavelmente conhecerá mais a Europa que o Brasil.

 

Passagem de ônibus

O seu melhor amigo para viajar de ônibus no intercâmbio será, com certeza, o ClickBus. Nele você também consegue comparar preços de passagens de diferentes companhias, mas lembrando que sempre que tiver oportunidade, vá até a rodoviária para comprar a passagem, pois a diferença de taxa vale a pena!

 

Passagens de trem

Se você quer viajar barato, sugiro que a viagem de trem seja feita apenas em último caso. Normalmente viajar de trem é a maneira mais cara. Sempre que possível, dê preferência aos voos e ônibus e, claro, comprados com antecedência. Se ainda assim você adora viajar de trem e não se importa com o preço, poderá consultar preços e destinos no Rail Europe e Eurail para toda a Europa e Comboios Portugal para viagens no país.

 

Estadia

Depois de escolher o destino e comprar as passagens, resta escolher onde você vai ficar no seu destino! Comecei a usar estes quatro sites em 2015 e desde então eles são meus fiéis escudeiros de viagem e vão te ajudar a economizar MUITO: Airbnb, BookingHostel.com e Hostel World.

 

Dicas para viajar barato em Portugal

  1. Compre todas as passagens com antecedência, não importa se a viagem será feita de avião, ônibus ou trem. Todas as passagens ficam mais caras quando se aproxima da data da viagem;
  2. Lembre-se que geralmente os trens são muito caros, dê preferência para outros meios de transporte;
  3. Cuidado com o IOF! Passagens compradas em Euro no cartão de crédito brasileiro podem sair mais caras que o previsto. Neste caso, dê preferência por abrir uma conta na Europa e ter um cartão de crédito lá para pagar as passagens;
  4. Faça buscas no modo anônimo! Se você usa Google Chrome, basta clicar Ctrl+Shift+N e abrirá um navegador que não salva cookies, ou seja, não salva suas buscas. Fazer buscas no modo anônimo auxilia para que os preços que você está consultando não aumentem devido a mecanismos de publicidade;
  5. Você provavelmente precisará de um transporte que te leve do aeroporto/rodoviária/trem até o exato local de destino (provavelmente um hostel), nesses casos, consulte transfers e shuttles no site do aeroporto ou utilize o BlaBlaCar.

 

Se você conhece algum site de consulta que acha que todo mundo deveria saber mas que não incluímos neste post, por favor, deixe nos comentários!

Comments (5)

  • geise

    obrigado demais jordana,vou olhar la e te respondo por email
    !obrigada mesmo bjs

  • Geise

    Olá,me chamo geise ,e estou querendo ir estudar em portugal ,e gostaria de saber se você poderia me ajudar com algumas dúvidas!
    Pois então,vi seu poste no site e adorei ,estava pesquisando e você foi a única pessoa que falou de valores (graças a Deus kkk)e gostaria muito de saber como faço,no caso da declaração de imposto de renda ,minha mãe esta abrindo uma empresa ,sera que teria como eu usar a declaração da empresa ,e tambem no caso se eu quiser ,ter a subsistência por minha conta ,quanto devo ter de grana em media?
    Esqueci de dizer mais vou entrar com o visto de estadia temporaria para fins estudos !
    Obs:estou amando o site esta esclarecendo muitas dúvidas!

Post a Comment